Projeto - O Pulo do Gato
Projeto - Computador sem uso não é lixo. Recicle!
Devido ao
grande número de gatos que vivem no Bosque Municipal “Rangel Pietraróia”, no
município de Marília, local designado como unidade de conservação, onde a vida
dos animais silvestres e biodiversidade devem ser respeitados uma vez que a
reincidência de animais domésticos, em especial gatos, causa prejuízos a flora
e fauna local, além dos prejuízos causados a população freqüentadora desse
espaço foi criado o Projeto “O Pulo do Gato”
Com o
objetivo de conscientizar a população sobre a questão da guarda consciente de
animais e a questão da alimentação adequada para animais domésticos e
silvestres, a equipe do Centro de Educação Ambiental pensou na literatura
infantil como recurso, pois ela proporciona o desenvolvimento emocional, social
e cognitivo da criança. Sendo que através da leitura ou da contação de
histórias a criança adquire conhecimentos, posturas crítica-reflexiva, interage e estimula seu pensar.
O projeto “O pulo do gato” é uma das ações do
Programa de Proteção Integrada (PPI) que tem como finalidade o bem estar da
população, saúde animal e ambiental, tendo esforços dos setores público,
privado e sociedade civil organizada, onde Secretaria do Meio Ambiente,
Secretaria da Saúde, Universidade de Marília – UNIMAR, e ONG Anima, objetivam a
retirada dos animais domésticos do Bosque Municipal.
Dentro das
atividades que o Centro de Educação está desenvolvendo está o livro “O Pulo do
Gato”, que pode ser trabalhado com alunos da Educação Infantil e Ensino
Fundamental, pois tem o objetivo estabelecer relações entre o meio ambiente e
as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a
preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.
À partir deste livro, um projeto
multidisciplinar pode ser desenvolvido pois o conteúdo é abrangente e
dependendo do enfoque todas as áreas do conhecimento podem ser contempladas.
A equipe de Educação Ambiental da Secretaria
do Meio Ambiente sugere os seguintes projetos para serem trabalhos a partir do
livro:
“QUERO
COLO”
Faixa-etária: Alunos de Educação
Infantil, 1º à 3º ano de Ensino fundamental.
Justificativa: A afetividade é um
dos elementos essenciais para a humanização das pessoas, portanto deve ser
trabalhada desde os primeiros anos da educação infantil.A criança que têm um
animal de estimação comprovadamente se relaciona melhor e é mais afetiva.
Objetivos:
-Conscientizar as crianças através
de comparação sobre o modo de vida das pessoas com a dos animais domésticos, as necessidades de abrigo,
carinho proteção e cuidados para que eles tenham uma vida saudável.
-Apresentar os cuidados que devemos ter com a
natureza. Refletir sobre as características individuais de cada animal e o
risco de extinção.
Sensibilizar as crianças sobre a
relação afetiva com os animais.
Áreas do conhecimento: Este projeto
pode contemplar todos os eixos do conhecimento.
Sugestões de atividades:
-Apresentação do livro através de
uma contação de história,l eitura compartilhada,leitura de imagens.
-Visita ao Bosque Municipal.
-Registro da visita através da arte
visual e exposição ou produção textual.
-Propor uma dramatização.
-Usar a matemática para fazer a
contagem dos animais que viram na visita comparar com o do livro.
-Usar um gráfico para registro do
tipo de animal doméstico que os alunos possuem. Quantificar,situações problemas
que envolvam quantia.
-Alimentação dos animais.
-Características dos animais
domésticos e silvestres
-A posse consciente e adoção.
-Confecção de panfletos para
divulgação da posse consciente.
“Criança
responsável faz sua parte”
Faixa-etária: Alunos de
4º e 5º ano de Ensino Fundamental.
Justificativa: Sabendo
que as crianças são multiplicadoras de seus conhecimentos e que nessa idade já
apresentam criticidade, e que para solução do problema da grande concentração
de gatos dentro do espaço físico do Bosque Municipal é preciso conscientizar a
população, surge a importância desse projeto.
Objetivos:
-Divulgar o livro “O Pulo do Gato”;
-Discutir a posse consciente de
animais domésticos;
-Apresentar riscos da permanência
dos animais domésticos no Bosque Municipal, para eles, para os animais
silvestres e para a população;
-Demonstrar a diferença entre
animais domésticos e animais silvestres;
-Comparar a alimentação dos animais
domésticos, animais silvestres e seres humanos.
Sugestões de Atividades:
-Apresentação do livro através de
leitura individual, coletiva ou contação de história.
-Visitas ao Bosque Municipal.
-Análise das diferenças entre
animais silvestres e animais domésticos.
-Estudos comparativos sobre a
alimentação humana, alimentação dos animais domésticos e alimentação dos
animais silvestres.
-Campanha de conscientização da
posse consciente e de divulgação da doação de gatos.
Projeto - Computador sem uso não é lixo. Recicle!
Justificativa:
Diante
da facilidade de acesso das pessoas às novas tecnologias, com avanços
tecnológicos praticamente diários, tudo isso aliado ao consumismo exacerbado,
tem provocado a troca/substituição dos equipamentos digitais a cada dia com
mais rapidez e freqüência, gerando uma enorme quantidade de lixo eletrônico, de
difícil destinação adequada sob o ponto de vista ambiental.
Problematização:
O
que fazer com os computadores sem uso?
Que
destino dar ao lixo eletrônico informatizado?
Como
reutilizá-lo?
A
quem destiná-lo?
Objetivos Gerais:
-Estimular
o desenvolvimento de uma nova consciência a respeito das relações do homem com
seu ambiente, e produzir novas condutas capazes de levar as pessoas a se
envolverem com as questões ambientais.
-Coletar
e reciclar computadores, impressoras e demais componentes.
Objetivos específicos:
-Esclarecer
a comunidade escolar quanto à contaminação do solo, lençol freático e até mesmo
das pessoas que manipulam o lixo eletrônico quando entram em contato com os
produtos químicos (chumbo, mercúrio e cádmio) contidos nos equipamentos.
-Levar
os alunos à valorização e adoção de atitudes que reduzam o consumismo, a
produção de lixo, o desperdício e os problemas ambientais.
-Desenvolver
a coleta de computadores - e seus componentes - nas Unidades Escolares (quando
o mesmo for considerado sucata) e encaminhá-lo para que a parceria com a ETEC
se efetive, dando-lhe destinação correta.
-Enfatizar
junto aos alunos seu importante papel como agentes divulgadores do Projeto
junto à Comunidade, destacando que a ajuda de todos é que faz a diferença para
um mundo melhor.
-
Garantir a ação social dos alunos na prática – doação para o projeto.
-Viabilizar
a recuperação de equipamentos e destiná-los a entidades e/ou população ainda
sem acesso aos equipamentos.
Projeto -
Na onda da Rio + 20
Justificativa:
Tendo em vista a importância da Conferência das Nações Unidas para o
Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, para o desenvolvimento de ações que
visam à preservação do Meio Ambiente, vemos a necessidade de trabalhar o
assunto com crianças de 5 anos da Educação Infantil, e do 1º ano do Ensino
Fundamental, já que todos os
compromissos assumidos nessa Conferência trazem conseqüências para o futuro.
Objetivos:
·
Apresentar a Rio +20, através
de linguagem simples e comparações de acordo com a realidade das crianças.
·
Identificar semelhanças e
diferenças das formas de viver (pobreza, riqueza);
·
Mostrar às crianças que tudo
que fazemos tem uma conseqüência para que possam pensar sobre as ações de
preservação e consumo consciente.
Atividades
·
Atividade “Roda da Conversa” questionar sobre
a natureza e sobre o que é importante para termos uma vida saudável. Levá-los a
pensar sobre a reutilização e reciclagem de materiais.
·
Propor uma visita ao Bosque Municipal Rangel
Pietraróia para realizar a trilha “Vivências na Mata Atlântica”
·
Momento de exploração e comunicação, por meio
da criação artística da Unidade escolar, incentivando-os a deixarem sua
contribuição de um mundo melhor para o Projeto “Na onda da Rio+20”
Material e orientações do trabalho.
Retalho de algodão de 0,30 X 0,40 cm na cor de
preferência da escola. O mesmo deverá constar a identificação da Unidade
Escolar e data. O trabalho deverá ser realizado em conjunto na escola ficando
apenas a confecção da colcha (trabalho final) para ser costurada no Bosque
Municipal.
Trabalho final
- Confecção de uma colcha de retalhos, onde todas as
escolas participantes deverão enviar representantes até o Centro de
Educação Ambiental no dia 18 de junho de 2012 às 14h00, estando o transporte
dos alunos e responsáveis de inteira responsabilidade da Unidade Escolar.
Público Alvo: Alunos de 5 anos – Educação Infantil e alunos de 1º ano
do Ensino Fundamental.
Sonia Cristina Guirado Cardoso
Secretária do Meio Ambiente
Maud Apparecida de Oliveira
Chefe da Divisão de Projetos Educacionais
Mirella Clemente Armentano
Projetos Educacionais
Sonia Cristina Guirado Cardoso
Secretária do Meio Ambiente
Maud Apparecida de Oliveira
Chefe da Divisão de Projetos Educacionais
Mirella Clemente Armentano
Projetos Educacionais
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