Projetos

Projeto - O Pulo do Gato


Devido ao grande número de gatos que vivem no Bosque Municipal “Rangel Pietraróia”, no município de Marília, local designado como unidade de conservação, onde a vida dos animais silvestres e biodiversidade devem ser respeitados uma vez que a reincidência de animais domésticos, em especial gatos, causa prejuízos a flora e fauna local, além dos prejuízos causados a população freqüentadora desse espaço foi criado o Projeto “O Pulo do Gato”

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a questão da guarda consciente de animais e a questão da alimentação adequada para animais domésticos e silvestres, a equipe do Centro de Educação Ambiental pensou na literatura infantil como recurso, pois ela proporciona o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança. Sendo que através da leitura ou da contação de histórias a criança adquire conhecimentos, posturas crítica-reflexiva,  interage e estimula seu pensar.

 O projeto “O pulo do gato” é uma das ações do Programa de Proteção Integrada (PPI) que tem como finalidade o bem estar da população, saúde animal e ambiental, tendo esforços dos setores público, privado e sociedade civil organizada, onde Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Saúde, Universidade de Marília – UNIMAR, e ONG Anima, objetivam a retirada dos animais domésticos do Bosque Municipal.

Dentro das atividades que o Centro de Educação está desenvolvendo está o livro “O Pulo do Gato”, que pode ser trabalhado com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, pois tem o objetivo estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.

À partir deste livro, um projeto multidisciplinar pode ser desenvolvido pois o conteúdo é abrangente e dependendo do enfoque todas as áreas do conhecimento podem ser contempladas.

 A equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente sugere os seguintes projetos para serem trabalhos a partir do livro:

“QUERO COLO”

Faixa-etária: Alunos de Educação Infantil, 1º à 3º ano de Ensino fundamental.

Justificativa: A afetividade é um dos elementos essenciais para a humanização das pessoas, portanto deve ser trabalhada desde os primeiros anos da educação infantil.A criança que têm um animal de estimação comprovadamente se relaciona melhor e é mais afetiva.

Objetivos:
-Conscientizar as crianças através de comparação sobre o modo de vida das pessoas com a  dos animais domésticos, as necessidades de abrigo, carinho proteção e cuidados para que eles tenham uma vida saudável.
-Apresentar os cuidados que devemos ter com a natureza. Refletir sobre as características individuais de cada animal e o risco de extinção.
Sensibilizar as crianças sobre a relação afetiva com os animais.

Áreas do conhecimento: Este projeto pode contemplar todos os eixos do conhecimento.

Sugestões de atividades:
-Apresentação do livro através de uma contação de história,l eitura compartilhada,leitura de imagens.
-Visita ao Bosque Municipal.
-Registro da visita através da arte visual e exposição ou produção textual.
-Propor uma dramatização.
-Usar a matemática para fazer a contagem dos animais que viram na visita comparar com o do livro.
-Usar um gráfico para registro do tipo de animal doméstico que os alunos possuem. Quantificar,situações problemas que envolvam quantia.
-Alimentação dos animais.
-Características dos animais domésticos e silvestres
-A posse consciente e adoção.
-Confecção de panfletos para divulgação da posse consciente.



“Criança responsável faz sua parte”

Faixa-etária: Alunos de 4º e 5º ano de Ensino Fundamental.

Justificativa: Sabendo que as crianças são multiplicadoras de seus conhecimentos e que nessa idade já apresentam criticidade, e que para solução do problema da grande concentração de gatos dentro do espaço físico do Bosque Municipal é preciso conscientizar a população, surge a importância desse projeto.

Objetivos:
-Divulgar o livro “O Pulo do Gato”;
-Discutir a posse consciente de animais domésticos;
-Apresentar riscos da permanência dos animais domésticos no Bosque Municipal, para eles, para os animais silvestres e para a população;
-Demonstrar a diferença entre animais domésticos e animais silvestres;
-Comparar a alimentação dos animais domésticos, animais silvestres e seres humanos.

Sugestões de Atividades:
-Apresentação do livro através de leitura individual, coletiva ou contação de história.
-Visitas ao Bosque Municipal.
-Análise das diferenças entre animais silvestres e animais domésticos.
-Estudos comparativos sobre a alimentação humana, alimentação dos animais domésticos e alimentação dos animais silvestres.
-Campanha de conscientização da posse consciente e de divulgação da doação de gatos.



Projeto - Computador sem uso não é lixo. Recicle!


Justificativa:

Diante da facilidade de acesso das pessoas às novas tecnologias, com avanços tecnológicos praticamente diários, tudo isso aliado ao consumismo exacerbado, tem provocado a troca/substituição dos equipamentos digitais a cada dia com mais rapidez e freqüência, gerando uma enorme quantidade de lixo eletrônico, de difícil destinação adequada sob o ponto de vista ambiental.


Problematização:

O que fazer com os computadores sem uso?
Que destino dar ao lixo eletrônico informatizado?
Como reutilizá-lo?
A quem destiná-lo?


Objetivos Gerais:

-Estimular o desenvolvimento de uma nova consciência a respeito das relações do homem com seu ambiente, e produzir novas condutas capazes de levar as pessoas a se envolverem com as questões ambientais.
-Coletar e reciclar computadores, impressoras e demais componentes.


Objetivos específicos:

-Esclarecer a comunidade escolar quanto à contaminação do solo, lençol freático e até mesmo das pessoas que manipulam o lixo eletrônico quando entram em contato com os produtos químicos (chumbo, mercúrio e cádmio) contidos nos equipamentos.
-Levar os alunos à valorização e adoção de atitudes que reduzam o consumismo, a produção de lixo, o desperdício e os problemas ambientais.
-Desenvolver a coleta de computadores - e seus componentes - nas Unidades Escolares (quando o mesmo for considerado sucata) e encaminhá-lo para que a parceria com a ETEC se efetive, dando-lhe destinação correta.
-Enfatizar junto aos alunos seu importante papel como agentes divulgadores do Projeto junto à Comunidade, destacando que a ajuda de todos é que faz a diferença para um mundo melhor.
- Garantir a ação social dos alunos na prática – doação para o projeto.
-Viabilizar a recuperação de equipamentos e destiná-los a entidades e/ou população ainda sem acesso aos equipamentos.



Projeto - Na onda  da Rio + 20

 Justificativa: Tendo em vista a importância da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, para o desenvolvimento de ações que visam à preservação do Meio Ambiente, vemos a necessidade de trabalhar o assunto com crianças de 5 anos da Educação Infantil, e do 1º ano do Ensino Fundamental,  já que todos os compromissos assumidos nessa Conferência trazem conseqüências para o futuro.

Objetivos:
·         Apresentar a Rio +20, através de linguagem simples e comparações de acordo com a realidade das crianças.
·         Identificar semelhanças e diferenças das formas de viver (pobreza, riqueza);
·         Mostrar às crianças que tudo que fazemos tem uma conseqüência para que possam pensar sobre as ações de preservação e consumo consciente.

Atividades
·         Atividade “Roda da Conversa” questionar sobre a natureza e sobre o que é importante para termos uma vida saudável. Levá-los a pensar sobre a reutilização e reciclagem de materiais.
·         Propor uma visita ao Bosque Municipal Rangel Pietraróia para realizar a trilha “Vivências na Mata Atlântica”
·         Momento de exploração e comunicação, por meio da criação artística da Unidade escolar, incentivando-os a deixarem sua contribuição de um mundo melhor para o Projeto “Na onda da Rio+20”

Material  e orientações do trabalho.
Retalho de algodão de 0,30 X 0,40 cm na cor de preferência da escola. O mesmo deverá constar a identificação da Unidade Escolar e data. O trabalho deverá ser realizado em conjunto na escola ficando apenas a confecção da colcha (trabalho final) para ser costurada no Bosque Municipal.

Trabalho final
  • Confecção de uma colcha de retalhos, onde todas as escolas participantes deverão enviar representantes até o Centro de Educação Ambiental no dia 18 de junho de 2012 às 14h00, estando o transporte dos alunos e responsáveis de inteira responsabilidade da Unidade Escolar.
Público Alvo: Alunos de  5 anos – Educação Infantil e alunos de 1º ano do Ensino Fundamental.


Sonia Cristina Guirado Cardoso
Secretária do Meio Ambiente

Maud Apparecida de Oliveira
Chefe da Divisão de Projetos Educacionais

Mirella Clemente Armentano
Projetos Educacionais


                                                                
                        

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